. .

Boletim informativo

Cadastre-se para receber informações sobre trânsito e transportes:

Cadastrar

Parceiros

Publicidade:

banner

Copenhagen terá sinalização em LED para ciclistas nas paradas de ônibus

A medida em que o plano cicloviário vem sendo implantado na cidade de São Paulo, em alguns pontos o ciclista teve que dividir espaço com o pedestre. A medida foi alvo de críticas por parte daqueles que são contra o plano da prefeitura de São Paulo. Grande parte destas criticas são de quem não usa a bicicleta.

Dando nome aos bois, a situação ocorre na avenida Francisco Falconi, na Vila Prudente, e na rua dos Pinheiros, onde ciclovia divide espaço com ponto de ônibus. Já na Av. Politécnica a via para as bikes em um trecho esta no mesmo espaço de um ponto final de uma linha.

Em outros países do mundo é comum ver situações parecidas como ocorreu em São Paulo, onde a estrutura requer uma convivência harmoniosa entre pedestre e ciclistas. Em Copenhagen por exemplo, o arquiteto e urbanista Jan Gehl, encontrou uma maneira alternativa para o fato: a instalação de postes com sinalização em LED para os ciclistas nas paradas de ônibus, criando assim ilhas virtuais e controlando a prioridade de tráfego com pedestres.

Quando um ônibus estaciona no ponto, as luzes em LED vão se expandir em toda a ciclovia para indicar aos ciclistas que os pedestres têm prioridade. Quando o ônibus deixa o espaço, uma faixa verde ao longo da via será acionada indicando o caminho liberado. Em Copenhagen 50% de sua população utiliza a bicicleta como principal meio de deslocamento.

FONTE: VIATROLEBUS

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FREEWAY SOLUÇÕES E SERVIÇOS EM TRÂNSITO E TRANSPORTE LTDA - ME

Endereço: Av. Santos Dumont, 2789 - SALA 1006 | Bairro: Aldeota | CEP.: 60.150-161 | Fortaleza - Ceará - Brasil

Tel: + 55 (85) 9.9984.8603 - + 55 (85) 9.8675.8441

CNPJ: 21.901.315/0001-80

Siga a Freeway:

freeway no Facebook

Imagine Comunicao Digital