. .

Boletim informativo

Cadastre-se para receber informações sobre trânsito e transportes:

Cadastrar

Parceiros

Publicidade:

banner

PARQUÍMETROS EM FORTALEZA: Capital recebe seis primeiros

A partir de hoje, os condutores da Capital contarão com novo equipamento de cobrança nos estacionamentos rotativos em alguns locais do bairro Aldeota. Trata-se dos parquímetros, primeira tecnologia a ser colocada em fase de teste pela Prefeitura de Fortaleza, por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), visando o controle das vagas de Zona Azul da cidade.

Nesta primeira fase de implantação, seis parquímetros funcionarão no quadrilátero formado pelas avenidas Dom Luís, Santos Dumont, Desembargador Moreira e Virgílio Távora, controlando um total de 49 vagas já existentes e demarcadas pelo estacionamento Zona Azul. Cada um deles fará o monitoramento simultâneo de até dez vagas. Os equipamentos funcionarão em fase experimental por seis meses.

O valor do estacionamento será o mesmo cobrado na zona azul: R$ 1,00 pelo período de duas horas, havendo, neste caso, pagamento fracionado da tarifa por cada período de meia hora, ou seja, se a ocupação for de apenas meia hora, o usuário pagará R$ 0,25 no equipamento.

O pagamento será feito com moedas e não haverá emissão de tíquetes de papel. O sistema funcionará, também, por meio da compra de buttons, um tipo de chaveiro magnético que pode ser adquirido e carregado na Unidade de Apoio a partir do dia 20 deste mês. Durante o primeiro mês, será permitido o uso do cartão Zona Azul.

A Unidade de Apoio, do tipo container, funcionará na Rua Marcos Macedo, entre as ruas Leonardo Mota e Barbosa de Freitas, onde ficarão facilitadores com o objetivo de tirar as dúvidas dos condutores.

Utilização

Para utilizar, primeiro o usuário escolhe a vaga e estaciona, observando o número registrado na calçada. No parquímetro mais próximo, o motorista deve inserir as moedas ou utilizar o button e tocar na tela para selecionar o número da vaga onde estacionou. A partir deste instante, um cronômetro com o tempo regressivo ficará disponível na tela, indicando o tempo restante de utilização da vaga. Se o veículo permanecer no local após o prazo adquirido, poderá ser autuado por agentes de trânsito, que terão seu efetivo reforçado. Dessa forma, o agente controlará a ocupação da vaga pelo parquímetro, ou seja, poderá multar o motorista pelo tempo excedente.

Já pelo uso do button, é possível recuperar os minutos não utilizados, o que não se pode fazer com o pagamento feito com moedas. Para isso, o condutor deve, ao fim do uso da vaga, ir ao parquímetro e acionar novamente o button para encerrar e recuperar os minutos não utilizados.

A Prefeitura promete, ainda este mês, mais parquímetros instalados na região. O gerenciamento de estacionamento rotativo na Capital também será testado por meio de internet, telefonia celular e SMS.

FONTE: Diário do Nordeste - Cidades

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FREEWAY SOLUÇÕES E SERVIÇOS EM TRÂNSITO E TRANSPORTE LTDA - ME

Endereço: Av. Santos Dumont, 2789 - SALA 1006 | Bairro: Aldeota | CEP.: 60.150-161 | Fortaleza - Ceará - Brasil

Tel: + 55 (85) 9.9984.8603 - + 55 (85) 9.8675.8441

CNPJ: 21.901.315/0001-80

Siga a Freeway:

freeway no Facebook

Imagine Comunicao Digital