. .

Boletim informativo

Cadastre-se para receber informações sobre trânsito e transportes:

Cadastrar

Parceiros

Publicidade:

banner

MOBILIDADE: Sistema irá integrar o transporte coletivo

Sobral. Com a chegada do metrô prevista ainda para este ano, este município ganhará também nova linha de micro-ônibus que irá compor o Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Passageiros do Município de Sobral (Sistrans). A lei que instituiu o Sistema foi aprovada na última terça feira, dia 1º, pela Câmara dos Vereadores de Sobral. Mudanças também estão acontecendo nas vias do município, como nas proximidades da rotatória da Boulevard do Arco.

 

De acordo com a secretária municipal de Urbanismo, Gizella Gomes, "todo sobralense estará a 300 metros de um dos modais, seja um ônibus ou metrô. Em casos extremos, essa distância será de 400 metros, ou seja, três ou quatro quarteirões. O sistema também irá reduzir a quantidade de carros em Sobral, melhorando o tráfego", observa.

 

Gizella explica que apenas após a implantação do metrô o sistema irá operar. Está sendo estudado ainda o valor da tarifa única integrada. "Nós trabalhamos para a integração tanto dos horários, para que estejam sincronizados, como da tarifa, que será estudada para ser única", explica a secretária.

 

O sistema, elaborado por especialistas, é resultado de estudo sobre as necessidades da população em relação ao deslocamento diário, não somente ao Centro da cidade, mas a outros bairros. Para o prefeito Veveu Arruda, "o que o oferecido hoje aos sobralenses não atende às suas necessidades, e a precariedade desse serviço compromete o fluxo de pessoas diariamente".

 

Após estudos e reuniões entre o prefeito Clodoveu Arruda e técnicos do Departamento Estadual de Rodovias (DER), e com o superintendente do órgão, Sérgio Azevedo, algumas intervenções foram aprovadas dentro do trânsito de Sobral. O prefeito autorizou a criação de um cruzamento com semáforo entre as Avenidas Dom José e José Euclídes Ferreira Gomes. O cruzamento terá passagem de nível com barreira e promete solucionar o problema dos congestionamentos naquela região da cidade, principalmente nos horários de embarque e desembarque nas escolas.

 

Para o prefeito Clodoveu Arruda, a crise de mobilidade urbana, que acontece em todo o País, não vai se instalar em Sobral. "Além das intervenções com mudanças no sentido de algumas ruas e avenidas da cidade e instalação de semáforos em alguns cruzamentos, inauguraremos nos próximos dias as linhas do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos, que operará como metrô) e assim facilitaremos o deslocamento das pessoas. O VLT também será de grande benefício para a população, principalmente aos estudantes", ressalta o prefeito.

 

Com inauguração estimada para este mês, o Metrô funcionará por período experimental de seis meses, em que o acesso será gratuito. Durante o mês de maio, o equipamento passou pela fase de testes dinâmicos, tendo a frente o prefeito Veveu. Esta fase é necessária para, dentre outras ações, verificar o funcionamento dos equipamentos na prática. O próximo passo será a operação assistida, que é o período experimental, quando os usuários terão a oportunidade de utilizar o equipamento gratuitamente, durante seis meses.

 

O secretário de Segurança e Cidadania, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, também acompanhou os testes das instalações e explica que o equipamento irá operar com quatro Veículos Leves sobre Trilhos, mantendo um de reserva. O transporte é equipado com ar-condicionado e integrará 12 estações, distribuídas em duas linhas, Norte e Sul, numa extensão total de 13,2 Km. Cada VLT é formado por dois carros, com movimentação bidirecional e velocidade máxima de 60 Km/h.

 

FONTE: Diário do Nordeste - Regional

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FREEWAY SOLUÇÕES E SERVIÇOS EM TRÂNSITO E TRANSPORTE LTDA - ME

Endereço: Av. Santos Dumont, 2789 - SALA 1006 | Bairro: Aldeota | CEP.: 60.150-161 | Fortaleza - Ceará - Brasil

Tel: + 55 (85) 9.9984.8603 - + 55 (85) 9.8675.8441

CNPJ: 21.901.315/0001-80

Siga a Freeway:

freeway no Facebook

Imagine Comunicao Digital