. .

Boletim informativo

Cadastre-se para receber informações sobre trânsito e transportes:

Cadastrar

Parceiros

Publicidade:

banner

Sistema Binário e corredores exclusivos

Uma nova lei nacional, sancionada em janeiro deste ano, tem a missão de estabelecer princípios, diretrizes e objetivos para a concretização da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Investimentos deverão ser feitos para beneficiar 39% da população brasileira. Em Fortaleza, algumas mudanças já aparecem e a promessa do poder público é de intervenções inéditas e já muito esperadas pela população. A implantação de dois corredores exclusivos de transporte público (BRTs), do sistema binário em movimentadas avenidas e a ampliação dos corredores prioritários (BRs) são algumas das ações que estão por vir.

Para priorizar o transporte público ao privado, como recomenda a Política Nacional, uma mudança deverá impactar no trânsito fortalezense que, hoje, possui mais de 813 mil veículos, sendo 6.554 incorporados à frota somente no mês de julho, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Um sistema binário no trânsito poderá transformar as vias do bairro Aldeota.

Quatro avenidas deverão ter mão única, paralelas e em sentidos opostos: Santos Dumont (Oeste/Leste) e Dom Luís (Leste/Oeste); e Desembargador Moreira (Sul/Norte) e Senador Virgílio Távora (Norte/Sul). Um impasse, porém, pode adiar os planos da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) de, já em dezembro, ter o sistema completamente implantado. “Só teria acesso à Praça Portugal o transporte público, e os veículos particulares teriam de fazer um perímetro nas quadras anteriores, a partir da Barbosa de Freitas e Marcos Macêdo, cruzando as demais vias”, explicou diretor do órgão, Ademar Gondim.

A viabilidade de solução será apresentada à população do entorno, principalmente trabalhadores e, quando houver conclusão quanto à aplicabilidade, o binário será executado. Ademar Gondim afirmou, ainda, que as quatro vias terão duas faixas da direita destinadas para o transporte público.

PRIMEIROS BRTs
Siqueira-Centro (da avenida Augusto dos Anjos até a José Bastos) e Conjunto Ceará-Centro (desde a avenida Senador Fernandes Távora até a Expedicionários) serão os primeiros BRTs da Capital. De acordo com informações do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), os recursos, na ordem de R$ 372 milhões, já foram garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II, do Governo Federal. Fazem parte do PAC II, ainda, a continuação da linha Sul e construção da linha Leste do Metrofor. Algumas características diferenciam o BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) ao BRS (Ônibus de Serviço Rápido), já implantado no corredor Antônio Bezerra/Centro, na avenida Bezerra de Menezes. O BRT precisa estar em um corredor completo, segregado e com estações fechadas; prevê pagamento antecipado, rápido embarque e a utilização de ônibus articulados e até bi-articulados.

Ainda como parte das obras provenientes do Transfor II, com recursos do PAC II, deverão ser executados a ampliação dos Terminais de Integração do Siqueira e da Parangaba, construção de túnel no cruzamento das vias Eduardo Perdigão com Osório de Paiva (Parangaba); dois viadutos, sendo um no cruzamento das vias Senador Carlos Jereissati com 15 de Novembro (Itaoca) e outro na confluência das vias Bezerra de Menezes e 1º Anel Viário.

BRS EM DUAS SEMANAS
Aguardando apenas a compra da tinta utilizada para demarcar o espaço das faixas, mais dois corredores de BRS deverão ser implantados em, no máximo, duas semanas, conforme Ademar Gondim. Um será na avenida Tristão Gonçalves, entre a ruas Meton de Alencar e Liberato Barroso; e outro na avenida Imperador, entre a rua Castro e Silva e a avenida Duque de Caxias, ambos no bairro Centro.

“Na Imperador não terá mais os oito pontos no canteiro central, eles funcionarão do lado direito. Outra informação importante é que o transporte metropolitano não terá mais ponto final nestas avenidas, apenas embarque e desembarque”, detalhou Ademar Gondim. O BRS da Imperador funcionará em duas faixas, já na Tristão Gonçalves, apenas uma será prioritária. Com a intervenção nas duas vias, 15 linhas urbanas e quatro de vans deverão ser atingidas. Nos planos da Etufor sobre os BRS, ainda figuram as avenidas Leste-Oeste, Perimetral e a conexão Lagoa/Centro, através da avenida José Bastos.

FONTE: O Estado

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FREEWAY SOLUÇÕES E SERVIÇOS EM TRÂNSITO E TRANSPORTE LTDA - ME

Endereço: Av. Santos Dumont, 2789 - SALA 1006 | Bairro: Aldeota | CEP.: 60.150-161 | Fortaleza - Ceará - Brasil

Tel: + 55 (85) 9.9984.8603 - + 55 (85) 9.8675.8441

CNPJ: 21.901.315/0001-80

Siga a Freeway:

freeway no Facebook

Imagine Comunicao Digital