. .

Boletim informativo

Cadastre-se para receber informações sobre trânsito e transportes:

Cadastrar

Parceiros

Publicidade:

banner

Trânsito da Capital pode ser consultado no Google

Ferramenta facilita a vida de motoristas, que podem saber, via web, como está o tráfego de veículos nas ruas.

Vai sair de casa agora e deseja saber como está o trânsito nas principais vias da Capital cearense? Então, é só acessar a mais nova ferramenta do Google Maps para a população fortalezense: trânsito em tempo real. Se isso era coisa de ficção científica, agora ficou fácil e disponível gratuitamente.

A empresa decidiu ampliar a oferta desse serviço para Fortaleza, antes disponibilizada somente para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Curitiba. De acordo com o Google, a ideia é prestar o serviço de qualidade para facilitar a vida da população e mostrar, por meio de um sistema de cores, a situação do trânsito nas ruas, avenidas e estradas das cidades.

Além de informar as condições em tempo real, o serviço faz uma simulação do tráfego em determinada hora e dia da semana, baseado no histórico daquela região.

De acordo com o blog oficial da empresa, o acesso aos dados está disponível também para quem tem acesso à internet pelo celular. "As faixas com cores diferenciadas indicam o nível de lentidão de cada via", ressalta o blog. Também contam com a ferramenta, agora, Brasília, Campinas, Porto Alegre e Salvador.

Serviço

Além do Brasil, o serviço foi ampliado para 130 pequenas cidades dos Estados Unidos, além das capitais da Colômbia, Costa Rica e Panamá. Outros 11 países também tiveram a cobertura melhorada ou ampliada. De acordo com um post no blog da companhia voltado ao produto e também ao Google Earth, é possível estimar o tempo para percorrer um trajeto considerando trânsito e quilometragem percorrida.

"Basta digitar os seus pontos de início e fim para obter direções no Google Maps. Ative a camada de tráfego no lado superior direito da janela e clique em ´mudança´ na legenda para mudar de tráfego ao vivo para tráfego normal por essas estradas", informou o post.

Além de verificar o trânsito de Fortaleza ao vivo, é possível ter o histórico típico de congestionamento daquela localidade, baseada em informações históricas do ambiente.

Novidade

A novidade agradou aos condutores. O comerciante José Eustáquio de Oliveira ressalta que o serviço vai facilitar muito sua vida. "Trabalho visitando clientes e, agora, poderei saber como está o trânsito no horário e otimizar meu tempo e diminuir o estresse", afirma.

O motorista de táxi Pedro Ferreira da Silva diz que possui um GPS, mas, agora, com essa ferramenta do Google, vai utilizar o celular para informar ao cliente a melhor via para percorrer a distância pedida. "Poderei conversar com a pessoa e mostrando o mapa do trânsito combinar qual a melhor rota".

A tecnologia também é utilizada pela Empresa de Transportes Urbanos de Fortaleza (Etufor) na prestação de dados sobre as linhas e percursos dos ônibus.

Através do Sistema de Posicionamento Global (GPS), os coletivos são monitorados em tempo integral pelos supervisores dos terminais Parangaba, Papicu, Antônio Bezerra, Lagoa, Messejana e Siqueira.

As linhas da área central, anteriormente controladas manualmente por agentes que ficavam de prontidão nas cabines localizadas nas praças da Bandeira, Estação e Coração de Jesus, já estão sendo acompanhadas automaticamente por meio da nova tecnologia.

FONTE: Diário do Nordeste

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FREEWAY SOLUÇÕES E SERVIÇOS EM TRÂNSITO E TRANSPORTE LTDA - ME

Endereço: Av. Santos Dumont, 2789 - SALA 1006 | Bairro: Aldeota | CEP.: 60.150-161 | Fortaleza - Ceará - Brasil

Tel: + 55 (85) 9.9984.8603 - + 55 (85) 9.8675.8441

CNPJ: 21.901.315/0001-80

Siga a Freeway:

freeway no Facebook

Imagine Comunicao Digital