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Desempenho do novo BRT carioca vai poder ser avaliado no 3º ITS

Novas tecnologias para melhorar a gestão do transito e do transporte de cargas nas grandes cidades e nas rodovias vão estar no centro das discussões do Seminário.

O conteúdo tecnológico aplicado ao Sistema Bus Rapid Transit (BRT) do Rio de Janeiro, associando recursos de informação e comunicação telemática e ferramentas de gerenciamento dos transportes, que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, inaugura amanhã (06/06), vai poder ser conhecido e debatido em detalhes, nos próximos dias 25 e 26, durante o 3º SEMINÁRIO SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTES.

O Coordenador de Controle Operacional da Secretaria de Transportes do Município, Alberto Nygaard, já confirmou sua presença no painel que vai debater o tema durante o Seminário, que contará também com a participação do Gerente Geral UN-BRT da FETRANSPOR, Alexandre Castro, responsável pela operação do sistema. O evento acontece na no Rio de Janeiro, no Centro Empresarial Rio, pouco mais de 15 dias depois da inauguração do novo BRT e será uma oportunidade única para um balanço inicial do Sistema.

O sistema de BRTs, composto por corredores exclusivos para ônibus e estações de embarque e desembarque que diminuem o tempo de viagem, proporciona ganhos ambientais ao retirar veículos das ruas e aumentar a eficiência dos ônibus, que podem ser mais modernos e confortáveis. Também agregam tecnologia ao transporte urbano, com custos bem menores ao dinheiro público que outros modais de transporte, atendendo a um número significativo de usuários. No sistema de operação do Rio de Janeiro, as informações serão monitoradas e transmitidas por dois CCO s – Centros de Controle Operacional, que terão telões em LCD, computadores, rastreadores, sistemas de rádio e equipamentos que permitem com que o sistema de informação seja interativo e atualizado em tempo real.

Os CCO s vão receber imagens das câmeras da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro – CET-Rio. Se os operadores detectarem algum problema, como congestionamentos, passeatas, manifestações, alagamentos e acidentes, podem se comunicar com os motoristas nos ônibus. Para garantir o fluxo, sensores e câmeras vão permitir que os sinais de transito fiquem menos tempo fechados assim que detectarem a aproximação dos ônibus na via expressa, ajudando a cumprir o tempo estipulado para os intervalos entre os coletivos, que será de 2,5 minutos a 12 minutos, dependendo do horário, do tipo de linha (expresso ou parador) e dos trechos do percurso.

O 3º SEMINÁRIO SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTES pretende reunir executivos, técnicos, analistas e engenheiros do Denatran, Detrans, CET-RIO, ANTT, FETRANSPOR, órgãos de governo, seguradoras, transportadoras, empresas de ônibus, empresas de logística, concessionárias rodoviárias, Supervia, Metro, fornecedores e fabricantes de equipamentos, tecnologias e sistemas. Para se inscrever no evento, basta solicitar o formulário de inscrição pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou ligar para o Atendimento ao Participante nos telefones (21) 2262-9401/ 2244-6211.

FONTE: PERKONS

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